No dia 11 de abril, Domingo da Misericórdia, na cidade de Marabá, no Pará, os grupos do Movimento Escoteiro Católico Brasileiro da Associação Guias e Escoteiros Católicos do Brasil – AGEBR entregaram refeições (180 unidades) aos desabrigados e refugiados venezuelanos, população de alta vulnerabilidade, nos bairros carentes da cidade, vitimados pelo transbordamento dos rios Tocantins e Itacaiúnas. Esta iniciativa, na qual as chefes guias e os chefes escoteiros se engajaram, foi promovida pela Diocese local. O Bispo Diocesano de Marabá Dom Vital Corbellini fez-se presente durante a entrega dos alimentos.
O objetivo do escotismo católico, em particular da AGEBR, é levar seus membros a se comprometer para além dos serviços já prestados comumente nas paróquias, testemunhando o acolhimento e cuidado para com aqueles que não têm o que comer e que estão desabrigados, realizando as obras de misericórdia cristãs.
Esse é um trabalho amplo, que vem ao encontro dos valores e dos fins do escotismo católico. Toda ação caritativa voltada em prol dos mais humildes encontra sua base, para os membros da AGEBR, primeiramente, no Evangelho, mas também em sua Lei e na Promessa feita por seus membros:
“Ajudar o próximo em toda e qualquer circunstância” (extraído da Promessa) e “O escoteiro e a Guia está sempre pronto para servir e salvar seu próximo” (3º artigo da lei).
Assim proclamamos em alta voz, o nosso lema: Semper Parati! “Sempre Prontos!”.