Nossa Insígnia

O símbolo do movimento é uma cruz de oito pontas, carregado com lírio ouro.

Como todas as associações da UIGSE-FSE, esta flor de lis no centro da cruz é para mostrar que o ideal de cada escoteiro e guia, e que nela encontra a plena expressão de sua fé cristã. A cruz foi carregada em forma de estandarte por numerosos cavaleiros que foram ilustrados pelas virtudes da coragem, do amor ao próximo e da piedade.

O venerável Padre Jacque Sevin já havia escolhido a cruz para uma de suas primeiras unidades, em Lille, por volta de 1918.

O desenho da flor de lis foi harmonizado com o da cruz, obra do grande ilustrador francês Jean Pierre Joubert em 1957.

Lord Baden-Powell a escolheu, o lírio simboliza o ideal dos escoteiros. B.P. adotou como insígnia principal, a flor de lis, que antigamente nas bússolas e nos mapas indicavam o norte, a direção de referência para os escoteiros. Seus três pontos recordam as três virtudes principais do Escotismo Católico: Franqueza, Dedicação e Pureza.

 

A cruz de oito pontas simboliza as oito bem-aventuranças do Sermão da Montanha (Evangelho segundo Mateus 5: 1-12), um verdadeiro “programa de vida”.

 

Em 1966, a associação francesa organizou uma grande peregrinação ao Monte Saint-Michel, a fim de comemorar o milênio do Monte. Um grande quadro vivo foi então organizado representando o Êxodo, com os egípcios de um lado e os hebreus do outro, esperando que as águas do mar vermelho baixassem.

Os hebreus tiveram que se juntar ao Monte que, ao se iluminar, representava a vitória da luz sobre as trevas, ou seja, sobre o Mal (para a arte românica, o branco representava essa luz e as trevas negras). Inúmeras bandeiras em preto e branco foram criadas espontaneamente para designar cada campo do jogo.

Da travessia da baía, ao Monte Saint-Michel, foram costuradas as bandeiras comuns, branco contra preto, para simbolizar a união dos peregrinos. Branco contra Preto, no Baussant (nossa bandeira) cria o simbolismo da luta do Bem contra o Mal no mundo e em nossas vidas.

O emblema de movimento é chamado Baussant.

Finalmente, uma fina borda branca é costurada na parte preta que mostra que o Bem sempre triunfa sobre o Mal.