Rota Nacional de Aparecida 2022

Entre os dias 12 a 15 de novembro de 2022, a Associação Guias e Escoteiros Católicos do Brasil – AGEBR, Movimento Escoteiro Católico Brasileiro, realizou a Rota Nacional de Aparecida. Nesta edição de 2022, o tema foi: “São José de Anchieta – O pioneiro das estradas”.

Participaram 21 membros de várias partes do Brasil, entre Chefe Anderson Carvalho, comissário Nacional do Ramo Verde, Padre Patrick Carvalho (Conselheiro Religioso do Distrito de Taubaté) e o Diácono permanente Alexandre Varela que foram os Diretores Espirituais da Rota Nacional.

Neste ano a Rota Nacional teve como fio condutor as reflexões acerca de “São José de Anchieta”, o Apóstolo do Brasil. Apesar de ter nascido na Ilha de Tenerife, no arquipélago das Canárias, na Espanha, José de Anchieta ficou conhecido como o “apóstolo do Brasil” por sua atuação no País. Chegou ao Brasil em julho de 1553, com outros seis jesuítas e, em menos de um ano, dominava a língua tupi com perfeição. Ao longo dos 43 anos em que viveu no Brasil, participou da fundação das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Anchieta.

São José de Anchieta não só trabalhou como catequista, mas também se tornou dramaturgo, poeta, gramático, linguista e historiador. Vale ressaltar que foi o autor da primeira gramática brasileira.

 

POR TI, MÃE, O PECADOR ESTÁ FIRME NA ESPERANÇA, CAMINHAR PARA O CÉU, LAR DA BEM-AVENTURANÇA! Ó MORADA DE PAZ! CANAL DE ÁGUA SEMPRE VIVO, JORRANDO ÁGUA PARA A VIDA ETERNA! (Poema à Virgem, São José de Anchieta)

 

A Rota de Aparecida é um caminho a pé para refletir, rezar, viver a fraternidade escoteira no Ramo Vermelho e não parar no sedentarismo. O caminho a pé completo deste ano foram 61 quilômetros. Partimos da cidade de Cachoeira Paulista, do Santuário Pai das Misericórdias para o Santuário Nacional de Aparecida. A Rota foi distribuída em 4 dias, 12 a 15 de novembro deste ano.

A Rota aconteceu na Estrada Real. A Coroa Portuguesa decidiu oficializar estes caminhos para o trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais aos portos durante o império.  Lugares perfeitos para praticar nossos 5 Fins. Vivendo a natureza, testando o físico, o caráter, o serviço, companheirismo, sem esquecer de contemplar a mão de Deus no ambiente que nos rodeia, ideal para aumentar e melhorar nossa Fé, que é o propósito de toda a Rota.

Durante a Rota Nacional de 2022, todos puderam aprofundar na pedagogia do Ramo Vermelho da UIGSE-FSE, e na sua espiritualidade pessoal.

Após, quatro dias, o grupo chegou ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, onde foram realizadas duas promessas e três progressões piloto (R.P.), então participamos da principal celebração da eucaristia no altar principal do Santuário Nacional.

O Diácono Alexandre Varela após seu tempo de formação aspirante e técnica escoteira pode realizar sua Promessa. Ele é responsável pela mídia “O Catequista”, rede social muito conhecida e seguida em todo Brasil, rede social que tem em seu objetivo ajudar todos os catequistas do Brasil. Como repetido pelo diácono “a Promessa tem um perfume de piedade”, estas palavras de Padre Jacques Sevin envolveram todos nós.

Neste ano 2022, refletindo sobre São José de Anchieta, Apóstolo do Brasil e pioneiro das estradas, a AGEBR no final da Santa Missa proclamou em alto e bom tom: Ad Mariam, Ad Mariam, Ad Mariam – Brasil!

 

Semper Parati.

Ch. Marcos Jolbert

Comissário Geral Escoteiro e Comissário Nacional de Rotas