Entre os dias 9 a 12 de outubro deste ano de 2021, a Associação Guias e Escoteiros Católicos do Brasil – AGEBR, Movimento Escoteiro Católico Brasileiro, realizou a Rota Nacional de Aparecida. Nesta edição de 2021, o tema foi: “A caridade e o amor aos pobres”.
Participaram 24 membros de várias partes do Brasil, entre estes: o Pe. Patrick Carvalho (sacerdote diocesano, chefe escoteiro da AGEBR e Conselheiro Religioso do Distrito de Taubaté) foi o Diretor Espiritual da Rota, e também mais 3 Chefes e 20 Pilotos.
A Rota de Aparecida é um caminho a pé para refletir, rezar, viver a fraternidade e não parar no sedentarismo. O caminho a pé completo deste ano foram 63,7 quilômetros. Partimos da cidade de Cachoeira Paulista, do Santuário Pai das Misericórdias para o Santuário Nacional de Aparecida. A Rota foi distribuída em 4 dias, 9 a 12 de outubro deste ano.
A atratividade nesta Rota foi percorrer a Estrada Real, por locais naturais e artísticos excepcionais. A Coroa Portuguesa decidiu oficializar estes caminhos para o trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais aos portos durante o império. Observamos a linda Serra da Mantiqueira e o Rio Paraíba do Sul de espetacular beleza. Em suma, uma caminhada fantástica entre os santuários, catedrais e uma natureza de grande esplendor que se fundem no verde intenso da paisagem e as simplicidades do interior do Estado de São Paulo.
Lugares perfeitos para praticar nossos 5 Fins. Vivendo a natureza, testando o físico, o caráter, o serviço, companheirismo, sem esquecer de contemplar a mão de Deus no ambiente que nos rodeia, ideal para aumentar e melhorar nossa Fé, que é o propósito de toda a Rota.
Durante a Rota Nacional de 2021, todos puderam aprofundar na pedagogia do Ramo Vermelho da UIGSE-FSE, e na sua espiritualidade pessoal. Após, quatro dias debaixo de muita chuva, o grupo chegou ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, onde foram realizadas cinco promessas e uma progressão piloto (EP), então participamos da principal celebração da eucaristia, pois o dia 12 de outubro é a festa da Padroeira do Brasil.
Neste ano 2021, refletindo a Caridade e o Amor aos pobres, a AGEBR no final da Santa Missa proclamou em alto e bom tom: Ad Mariam, Ad Mariam, Ad Mariam – Brasil!
Semper Parati.
Ch. Marcos Jolbert
Comissário geral Escoteiro e Comissário Nacional de Rotas