Nos dias 10 e 11 de julho, no Distrito de Taubaté – SP, Província do Sudeste, o Grupo São João Paulo II, do Movimento Escoteiro Católico Brasileiro da Associação Guias e Escoteiros Católicos do Brasil – AGEBR realizaram o primeiro acampamento para os chefes e subchefes de patrulha.
Os objetivos do acampamento foram:
- Realizar um momento de espiritualidade e fraternidade entre os futuros Chefes e Subchefes das patrulhas que estão iniciando na Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança, Caçapava – SP.
- Realizar a Promessa Escoteira dos futuros Chefes de cada Patrulha.
No Sábado (11), o acampamento foi iniciado, todos os Escoteiros se reuniram na Igreja Centenária de Piedade, Caçapava-SP, onde receberam algumas instruções gerais, rezaram e saíram em caminhada (1km) até o local do acampamento. Ao chegarem no campo, os Escoteiros escolheram o local para montaram suas barracas, após este momento, foi realizada a Cerimônia da Bandeira.
Em seguida, os Escoteiros foram preparar seus respectivos cafés da manhã, após, foi realizado um momento de espiritualidade onde, os mesmos, refletiram sobre a 1ª obrigação dos escoteiros “A Boa Ação Diária” e as três principais virtudes: Franqueza, Dedicação e Pureza, em seguida foram realizados jogos de estratégia, força e coletividade. Ao meio dia (12 horas), foi rezado o Angelus e posteriormente cada patrulha preparou o seu almoço.
Na segunda parte do dia, os Escoteiros tiveram um momento junto ao Conselheiro Religioso do Grupo Padre Patrick Carvalho, que partilhou com eles a passagem bíblica sobre as bem-aventuranças (Mateus 5, 1-12), após este momento de espiritualidade novos jogos foram feitos.
Ao anoitecer, após o jantar, uma velada foi realizada, um momento único no acampamento, pois foi um momento de intercessão pelos escoteiros que iriam realizar suas promessas no dia seguinte, após a velada, foi o momento de confissão e logo após o de descanso.
No Domingo (11), com o despertar às 6h30 os Escoteiros foram preparar seus respectivos cafés da manhã, em seguida, foi realizado um momento de oração, e após, os mesmos, começaram a desmontar suas barracas e a reorganizar o campo, antes da Cerimônia da Descida da Bandeira.
Às 9h15, com o campo todo organizado, os Escoteiros seguiram, em caminhada (1km), até a Santa Missa na Comunidade Nossa Senhora da Piedade, da Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança, Diocese de Taubaté – SP.
Ato contínuo, foi realizada a Promessa de três Escoteiros, que serão futuramente instituídos Chefes de suas patrulhas: Leão, Abelha e Águia.
Estiveram presentes os Chefes do distrito: Ch. Carlos Henrique e Ch. Josué Oliveira, o Conselheiro Religioso Padre Patrick (Taubaté 1), Ch. Pierry Carvalho, do Grupo São José ( Taubaté 3), o aspirante Rafael Faulstich, do Grupo São Luis de Tolosa (Taubaté 5), e os Escoteiros: Nicolas e João Pedro (Patrulha Leão); André e Davi (Patrulha Abelha) e Marco e Luis (Patrulha Águia).
Semper Parati!
Texto: Chefe Pierry Carvalho – ETN Comunicações