Associação Guias e Escoteiros Católicos do Brasil – Movimento Escoteiro Católico Brasileiro, realizou o Campo Escola Pedagógico de primeiro tempo (CEP-1), para o Ramo Verde.
Durante o feriado de Carnaval, sendo dos dias 18 a 21 de fevereiro de 2023, os Chefes da AGEBR participaram do Campo Escola Pedagógico – CEP-1, que foi realizado na Fazenda São José, da Comunidade Canção Nova, na Cidade de Cachoeira Paulista/SP, na província do Sudeste.
A formação do Campo Escola Pedagógico, do Ramo Verde, foi ministrada pelo Chefe de Campo, o Comissário Geral Escoteiro, Chefe Marcos Jolbert, com temas como: Organização do Campo, Campo de Patrulha; Velada e Fogo de Conselho; Sistema de Patrulha; Os 15 elementos da nossa pedagogia; A corte de Honra e o Conselho de Chefes; A Alta Patrulha e Progressões, provas de Classes e Especialidades, foram estudados e vivenciados de formas concretas no campo no escola.
Ao longo do CEP-1, investiduras de chefes e Promessas foram realizadas, tendo como principal, a Investidura do novo Presidente da AGEBR, Chefe Sérgio Mosele, da Província do Sul, que foi eleito no final de 2022.
Esteve presente, durante todo o Campo, O Conselheiro Religioso Nacional, Frei André Tavares O.P, que vivenciou o Campo juntamente com as Chefes Guias e Chefes Escoteiros, que vieram das Províncias do Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Tivemos fortes chuvas durante os quatro dias do Campo Escola, mas nada atrapalhou o desenvolvimento do campo. Como Padre Jacques Sevin, SJ, nos orienta: “Nós gostamos de coisas difíceis!”.
O Local – Fazenda São José e Campos de Patrulhas (563 metros de distância).
1º Dia – Santa Missa – Santuário Pai das Misericórdias, Cerimônia da Bandeira, Formação das Patrulhas, Construção do Campo, Palestras
2º Dia – Santa Missa, Cerimônia da Bandeira, Construção do Campo, Palestras
3º Dia – Cerimônia da Bandeira, Santa Missa, Palestras, Hora Rota, Velada de Promessa
4º Dia – Santa Missa, Cerimônia da Bandeira, Palestras, Investiduras, Promessas, Encerramento
“Atribuir responsabilidades é a chave do sucesso com os jovens, especialmente com os mais turbulentos e difíceis. A finalidade principal do Sistema de Patrulhas consiste em atribuir responsabilidade ao maior número possível de jovens, visando desse modo desenvolver-lhes o caráter. Se o Chefe atribuir verdadeira autoridade a seus Chefes de Patrulha, conceder-Ihes forte dose de confiança e der-Ihes carta branca na execução de sua tarefa, terá feito muito mais pelo desenvolvimento do caráter de cada um do que qualquer Escola jamais poderia ter feito.” (Baden-Powell, 1920, p. 52-53)
“O sucesso no treinamento do jovem depende sobretudo e essencialmente do próprio exemplo pessoal do Chefe” (Baden-Powell, 1920, p.15). BADEN-POWELL, R. S. S. Aids To Scoutmastership. 1920.
Ch. Marcos Jolbert
Comissário Geral Escoteiro – AGEBR
Chefe de Campo, CEP-1, Fevereiro de 2023.